terça-feira, 22 de novembro de 2011

Software Livre


Queremos sempre a Liberdade, exigimos a vida mais livre, desejamos o direito de ir e vir na Cidade, no Mundo; mas não pensamos nisso no campo da Informática. Desde o início da febre dos computadores, convivemos incessantemente, e até estressantemente, com a opressão (tem gente que até acha que é bom) do oligopólio da tríade Microsoft, Apple e Google. 
Não pensamos em nenhum momento nas opções que podemos achar, apenas usamos o que o mercado nos impõe. Para cada software criado e doutrinado que esse oligopólio nos obriga a usar existe pelo menos um na versão LIVRE. Mas pelo costume, as pessoas que utilizam; acham que os programas que os gigantes criam são melhores, vide o caso da preferência pelo Microsoft Office em comparação ao BrOffice (mais dinâmico, livre e totalmente brasileiro).
A definição de software livre não é complexa, muitos até a confundem com programas grátis (freeware), que também é interessante, mas para ser um programa livre tem que dar o direito aos usuários a executarem, copiarem, distribuírem, estudarem, modificarem e aperfeiçoarem o software.
Lógico que não podemos nos livrar de uma vez dos programas opressores numa ruptura automática, mas podemos aos poucos nos adaptar aos outros programas livres, até porque não é difícil, o que existe é o preconceito criado pelo mercado em cima desses softwares. Por que ninguém sente dificuldade quando troca o Windows para o OS X da Apple quando compram um Mac? Sendo que o Linux é muito mais leve e funcional dos sistemas operacionais. Podemos usar o Firefox tranquilo e até com mais benefícios ao invés do Internet Explorer.
Temos sempre a opção no mercado, essa é a regra do Capital, porém os softwares livres fogem a essa regra e se tornam a melhor opção, até por que não gera custo. Todos falam em acabar com a pirataria, com o software livre não existe pirataria, copiar e distribuir faz parte da sua essência.
Firefox, Linux e OpenOffice (BrOffice) são Livres

Para saber mais:


Um comentário:

  1. Reflito sempre sobre a liberdade relativa de que dispomos. Há que se ter cuidados quando nos expomos indiscriminadamente.
    A liberdade sempre tem um preço com o qual devemos ter claro que devemos arcar.

    Sem medo de ser livre!

    ResponderExcluir