quinta-feira, 22 de março de 2012

Saiba quem é José Maria Marin, novo presidente da CBF


EX-GOVERNADOR DE SÃO PAULO ASSUMIU CONFEDERAÇÃO NESTA SEGUNDA, APÓS RENÚNCIA DE RICARDO TEIXEIRA

Saiba quem é José Maria Marin, novo presidente da CBF  Rafael Ribeiro/Divulgação,CBF
Aos 79 anos, José Maria Marin assumiu a presidência da CBF em definitivo Foto: Rafael Ribeiro / Divulgação,CBF
Novo chefe na Confederação Brasileira do Futebol (CFB) — o ex-presidente Ricardo Teixeira deixou o cargo definitivamente nesta segunda-feira —, José Maria Marin, 79 anos, já foi governador de São Paulo na década de 80 e era vice da entidade da Região Sudeste.


Além da confederação, assumirá o conselho de administração do Comitê Organizador Local (COL) da Copa do Mundo de 2014, também composto pelos ex-craques Ronaldo e Bebeto.

Nascido na capital paulista, Marin estava como presidente em exercício da CBF desde o último dia 8, quando Teixeira afastou-se em virtude de licença médica. Ele chegou a ser jogador de futebol — entre 1950 e 1952, defendeu o São Paulo.

Formado em Direito, dedicou-se à carreira política a partir de 1960. Naquele ano, elegeu-se vereador de São Paulo pela Partido de Representação Popular (PRP) — ocupou a presidência da Câmara de Vereadores paulistana em 1969. Na década seguinte, ocupou uma cadeira na Assembleia Legislativa de São Paulo, pelo Arena, conforme o site da ALSP

Em 1979, tornou-se vice-governador de São Paulo na chapa de Paulo Maluf — e quando este último deixou o cargo para concorrer a deputado federal, em 1982, Marin foi governador por um ano. 

No futebol, no mesmo período em que ficou à frente do Palácio do Bandeirantes, era presidente da Federação Paulista de Futebol. No período na entidade — entre 1982 e 1988 —, ocupou a chefia da delegação da Seleção na Copa do Mundo de 1986, no México. 

Polêmica da medalha

O novo presidente da CBF se envolveu em uma polêmica no final de janeiro deste ano, quando foi flagrado por câmeras de televisão escondendo no seu bolso uma medalha destinada a jovens jogadores do Corinthians durante a premiação da Copa São Paulo de Futebol Júnior.

A Federação Paulista de Futebol (FPF) chegou a explicar que o prêmio era mesmo destinado a Marin, mas um dos goleiros do Corinthians ficou sem sua medalha, que só foi enviada depois da premiação pela entidade. Assista ao vídeo aqui. 


Administração de continuidade

Em entrevista coletiva concedida nesta segunda, na sede da entidade, ele disse que fará uma administração de continuidade à de seu antecessor.

— É uma continuidade administrativa. As diretrizes são as mesmas. É uma mesma administração. Trata-se de um mandato contínuo. É a continuidade da administração do (ex) presidente Ricardo Teixeira.

*Com informações das agências AFP e Brasil. 



Fernando Morais fala sobre esse personagem:

Nenhum comentário:

Postar um comentário