segunda-feira, 27 de julho de 2020

Tínhamos a Oportunidade de Sermos Referência e Viramos um Desastre

Transmissão do novo coronavírus no Brasil começou em fevereiro ...

Por Gabriela Lotta


Nós tínhamos tudo para sermos uma referência internacional no combate à pandemia.

1) Tínhamos pelo menos três semanas de vantagem para aprender com a experiência internacional e nos preparar com compra de equipamentos, reorganização de serviços, controle de fronteiras.

2) Tínhamos o SUS com mais de 3 milhões de profissionais de saúde, um sistema público, referência internacional, presente em todo território nacional.

3) Tínhamos um programa de atenção básica à saúde altamente capilarizado, com agentes comunitários que moram dentro dos territórios e poderiam fazer estratégias de educação, rastreamento de contatos, acompanhamento de casos.

4) Tínhamos experiência acumulada e reconhecida internacionalmente de combate a emergências, como a Zika e H1N1.

5) Tínhamos um corpo técnico altamente qualificado no ministério da saúde, que realizava uma ação coordenada com estados e municípios, com bons sistemas de monitoramento e processos de tomada de decisão.

6) Tínhamos tudo mas também tínhamos um presidente negacionista que não só não ajudou na pandemia como decidiu atrapalhar prefeitos e governadores que agiram. Que decidiu combater o uso de máscara. Que decidiu propagar soluções mágicas e ineficazes.

7) Tínhamos um presidente que decidiu trocar duas vezes de ministro da saúde durante a pandemia. e na terceira decidiu nem decidir quem assumiria. deixou lá um militar sem experiência na saúde e que persegue técnicos.

8) Tínhamos um ministro militar que usou menos de 28% do orçamento da saúde e governadores e prefeitos que, em grande maioria, não bancaram a onda das medidas impopulares de isolamento social.

9) Tínhamos um presidente que pelo negacionismo e conflito cotidiano conseguiu colocar parte da população contra profissionais da saúde que conseguiu gerar hostilização aos profissionais que são homenageados no país todo.

10) Tínhamos tudo para sermos uma referência internacional no combate à pandemia e viramos um grande desastre.


You can follow @gabilotta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário