sábado, 28 de janeiro de 2012

Stédile diz que Rio+20 vai ser ‘teatrinho governamental’

Por Luana Lourenço


Porto Alegre – O coordenador do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, disse nesta quarta-feira 25 que a Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, que acontece em junho, no Rio de Janeiro, poderá até ser representativa e reunir chefes de Estado, mas será apenas um “teatrinho governamental”, sem efeitos sobre o atual modelo de desenvolvimento capitalista.

O líder do MST João Pedro Stedile. Foto: Mauricio Lima/AFP
Stédile participa das atividades do Fórum Social Temático (FST), uma prévia da Cúpula dos Povos, reunião de movimentos sociais que acontecerá paralelamente à Rio+20.
O problema, segundo o líder do MST, é que os fóruns internacionais, como a Organização da Nações Unidas (ONU), não conseguem se impor ao movimento do capital, comandado pelas grandes corporações transnacionais e pelo capital financeiro. Nesse contexto, por mais que os governos nacionais se esforcem em propor novos modelos, as mudanças mais significativas são barradas pelo capital.
“Desde a década de 1990, quando o capitalismo se internacionalizou, a força do capital tem se revelado maior que a força dos governos. A situação esdrúxula é que os governos promovem reuniões, seja o G20, sejam as conferências da ONU e depois os capitalistas não respeitam. A Rio+20 pode até ter uma grande representatividade de presidentes, da presença de todos os países do mundo, mas no fundo vai ser um grande teatrinho governamental, porque os presidentes se reúnem, podem fazer bons discursos e acordos formais, mas que não terão ingerência sobre a ação que o capital vem fazendo sobre os recursos naturais”, avaliou, em entrevista à Agência Brasil e à Rádio Nacional da Amazônia.
Em contraponto à Rio+20, a sociedade civil está organizando a Cúpula dos Povos, para tentar viabilizar propostas alternativas que não terão repercussão na reunião formal, segundo Stédile. “Nessa cúpula, tentaremos construir pautas, agendas e ações de massa comuns para conseguirmos levantar uma barreira a essa sanha insana dos grandes capitalistas representados pelas empresas transnacionais que está provocando desastres”, adiantou.
Leia também:

O líder do MST ainda criticou o conceito de economia verde, que será o foco das discussões da Rio+20. Para Stédile, a ideia é “até simpática”, mas não tem efetividade diante da força do capital financeiro, e acaba servindo de maquiagem verde para o modelo tradicional de exploração dos recursos naturais e de distribuição das riquezas.
“Os capitalistas mais espertos e que não atuam no polo de especulação do capital financeiro sacaram que podem dar um tom de maior sustentabilidade prometendo que não vão agredir o meio ambiente para parecer simpáticos à população, que então vão consumir mais e eles vão ter lucro maior. Mas quem manda são os grandes bancos, transnacionais, as petroquímicas”, apontou.
Radical, Stédile disse que a saída para evitar uma crise ambiental e mudar a rota do desenvolvimento para um caminho mais sustentável é a estatização do sistema financeiro em todo mundo, o que, segundo ele, daria aos governos a possibilidade de financiar um padrão de crescimento menos intensivo no uso dos recursos naturais.
“Os governos nacionais têm que controlar seus bancos para que, em vez de financiar investimentos que agridem ao meio ambiente, financiem outros tipos de investimentos produtivos, uma reconversão da economia de seus países.”

Acompanhe a cobertura completa do FST no site multimídia da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

4 comentários:

  1. Stédile é gente que pensa e faz!!!Queria poder participar da Cúpula dos Povos, é uma ideia e tanto que pelo menos poderá mostrar a essa gente governante que obedece os donos do capital, costumando fazer o dever de casa que lhe passam , que existe povo pensando e alerta.E líderes!!!

    ResponderExcluir
  2. Ou o capital financeiro vai se domesticado, ou não se pode enfrentar esta avalanche sem condutor, que invade as nações, os povos, as economias mundiais.
    Não há escrúpulos em acumular lucros indevidos.

    ResponderExcluir
  3. Exatamente.Os capitalistas se fingem e se fazem passar por qualquer coisa , sao mestre em disfarce . Aqui no Uruguay tem um de uma trasnacional mineradora que até toma Mate , para que os retornos de capital sejam mais rápidos, mas para isso, destroem as forças produtivas, destruindo uma parte fundamental dela que sao os recursos naturais e acertou ao citar as petroquimicas como as meninas dos olhos do capitalismo que alimenta suas geringonças com o petroleo. É fundamental organizar o movimento de massas sob uma aliança camponesa e operaria para lutar contra o teatro dos horrores das transnacionais e organizar as massa sob nossa bandeira ,( programa), por uma utilizaçao revolucionaria dos recursos naturais .
    patricia

    ResponderExcluir