quarta-feira, 8 de agosto de 2012

A Negação do Brasil - Links para Downloads do Documentário e do Livro





A Negação do Brasil é um dos documentários mais importantes dos últimos dez anos, pois tem como gancho para discutir a questão racial no Brasil uma coisa muito comum no cotidiano dos brasileiros, as telenovelas. Qual brasileiro que tem televisão em casa nunca teve uma novela da sua preferência? As novelas se tornaram algo muito importante de certa forma influenciadoras da nossa sociabilidade contemporânea. 

O problema não é assistir ou não as novelas, mas perceber como elas reforçam ou revitalizam certos imaginários sociais preconceituosos e racistas. O diretor, Joel Zito, vai fundo nas telenovelas ao apresentar os papéis que os atores negros tem feito faz uma discussão muito profunda sobre preconceitos, racismo, esteriótipos e construção da brasilidade, ou seja, dos parâmetros que dizem o que é ser brasileiro.

O diretor mostra que apesar do sucesso de Isaura Bruno, primeira atriz negra na novela “Direito de Nascer”, em 1965, a carreira dela não "foi para frente". Se o padrão não se repetiu totalmente, pois tivemos diversos atores(izes) trabalhando em novelas, a permanência foi o tipo de papéis que os diretores ofereciam para esses atores, independente da suas qualidades profissionais. Ela fez o papel de uma empregada, a “mamãe Dolores”, e sem saber iniciou o que seria uma constante, ou seja, os papéis de empregados subordinados. Depois de algumas décadas foi montado outro padrão que é o de famílias negras cheias de problemas e desestruturadas, quando comparadas a famílias da mesma novela.

O documentário é uma excursão na história das telenovelas no Brasil onde não é possível sair ileso ao assisti-lo. É como um véu caindo. Como entender a ausência de atores em personagens diversos. Só uma explicação é plausível para explicar o que acontece nestes mais de 40 anos de telenovelas, o racismo.

A negação do Brasil é um aviso de como as novelas negaram (e negam) espaço a metade do povo brasileiro, ou seja, os negros.


Junto com o documentário foi publicado um livro.






Filme completo online no link: A Negação do Brasil



Links para downloads do documentário e do livro:


Um comentário:

  1. Baixar o Documentário - Documentário - A Negação do Brasil - http://goo.gl/SpLQu

    ResponderExcluir