Já que a moda agora é ficar preocupado com a suposta degradação causada pela hidrelétrica de Belo Monte, no vídeo "A Gota D'água +10". Bem nesse vídeo fica um bando de atores globais dizendo que são contra a construção da usina (que por sinal ainda nem começou), mas se esquecem da degradação diária como do lixo, por que não cobrar das empresas (sim, as empresas tem sua parcela de responsabilidade no lixo produzido) e do Governo. Por que não cobrar que se use menos produtos químicos nos alimentos. Por que não cobrar das dos fabricantes têxteis que se pare de jogar degradantes no meio ambiente que são usados na produção de roupas. E as fábricas de material de limpeza, estão na lista de maiores poluidoras no mundo todo. Alguém quer protestar contra as madereiras? Todos gostamos de ver nossas casas limpinhas e bem desinfectadas com cloro, né? Mas o cloro é o agente químico que mais polui as nossas águas em 2.º lugar são os agrotóxicos. Falei em agrotóxicos? Lá vai uma listinha ranqueada (2007) de empresas que colocam veneno na nossa comida: Bayer, Syngenta, BASF, Dow AgroSciences, Monsanto e DuPont. E as empresa que produzem soja e arroz que devastam quilômetros da Amazônia diariamente, vou apenas citar duas do ramo alimentício Unilever e Kraft. Ah, existem empresas também comprando vários pedaços de terras até então sem utilidade a vista inocente, mas na verdade escondem fontes de água potável para engarrafar água mineral e produzir sucos artificiais e refrigerantes, já são donas de várias fontes no Brasil a Nestlé, PepsiCo e Coca-Cola. Agora por que nos não nos indignamos com isso? Por que atores globais não fazem campanha contra isso? Será que essas empresas são todas os maiores anunciantes de seus empregadores com as Empresas Globo, são essas empresas que patrocinam suas peças teatrais ou "standy ups"? Isso não é estranho, vamos ficar repetindo o discurso dos hipócritas?
É, e todos nós muito preocupados com a Usina de Belo Monte, e que se impedimos sua construção salvaremos a Amazônia, quiçá o Mundo. Pobre inocentes que somos.
No vídeo postado, o filósofo e psicanalista Slavoj Zizek mostra muito bem o jogo ecológico. E simplifica como a ecologia foi cooptada pela ideologia liberal pós-moderna.
O Veneno Está na Mesa:
Nenhum comentário:
Postar um comentário