domingo, 10 de agosto de 2014

O Partido Comunista e o futuro da Revolução Cubana: 20 realidades



Cuba - La Pupila Insomne - [Omar Pérez Salomón, Tradução do Diário Liberdade] Transcorridos dois anos e meio da realização da Primeira Conferência Nacional do Partido, é útil nos aproximarmos do aperfeiçoamento da organização alí acordado e seus antecedentes.


1. O partido é fruto da Revolução e a garantia de sua cotinuidade histórica. Neste sentido o General do Exército Raúl Castro Ruz, no encerramento da Primeira Conferência Nacional do PCC, em 29 de janeiro de 2012, expressou: "Não esqueçamos que só o partido, como instituição que agrupa a vanguarda revolucionária e garantia segura da unidade dos cubanos em todos os tempos, só o partido, repito, pode ser o digno herdeiro da confiança depositada pelo povo no único Comandante em Chefe da Revolução Cubana, o companheiro Fidel Castro Ruz".

2. O conceito de partido único para dirigir a Revolução e unir a todos os setores da sociedade está na tradição de Cuba. Foi desenvolvido pelo forjador da independência de nosso país: José Martí. O Partido Comunista de Cuba nasceu de dois fatores essenciais: a união da vanguarda dos revolucionários cubanos em uma dimensão jamais alcançada; e de uma doutrina científica, uma filosofia político-revolucionária: o marxismo-leninismo. Fiel a esses pilares, o partido se aperfeiçoa nesta etapa histórica.

3. No seio do partido prevalecem as virtudes revolucionárias, a simplicidade, a modéstia, o vínculo com as massas, que é o que lhe dá força, ascendência e prestígio. Como dissera Fidel: "Nunca sobre as massas; sempre com as massas, e sempre no coração do povo. Que nossa autoridade não emane de ser o partido da Revolução, ou da autoridade que nos der o partido por si mesmo, mas que nossa autoridade emane sempre da ideia, do conceito que o povo tenha dos militantes e dos quadros do partido".

4. Em Cuba, o Partido Comunista criou, junto ao povo, uma constituição socialista, que em seu artigo 5º o define como a vanguarda organizada da nação cubana, e a força dirigente superior da sociedade e do Estado.

5. Mais de 60% dos atuais militantes ingressou no partido a partir de quando começou o período especial, quando nossos inimigos e inclusive alguns amigos prognosticavam a derrubada da Revolução.

6. O Partido Comunista de Cuba tem cerca de 700 mil efetivos, e a União de Jovens Comunistas mais de 350 mil membros, distribuídos em todos os setores da sociedade.

7. De cada 4,5 cubanos maiores de 16 anos, um é militante do PCC ou da UJC.

8. Nos últimos cinco anos mais de 60% dos ingressos no partido provêm das fileiras da União de Jovens Comunistas.

9. 17% dos jovens entre 19 e 30 anos são militantes da UJC e são base para o partido. 68% dos militantes do partido tem menos de 55 anos, e 40% menos de 45 anos.

10. As mulheres representam 39% dos militantes do partido e 52% dos jovens comunistas.

11. Como resultado de uma profunda análise realizada pelos militantes do partido e da União de Jovens Comunistas, foram aprovados 100 objetivos de trabalho na Primeira Conferência Nacional do Partido em janeiro de 2012, com o propósito de realizar as transformações necessárias para situá-lo à altura das circunstâncias atuais.

12. Se encontra em marcha a revisão dos conceitos, dos métodos e do estilo de trabalho do partido em suas relações com a UJC e as organizações de massas, sobre a base do respeito a seu funcionamento democrático e autônomo.

13. O partido encabeça as ações para enfrentar a subversão político-ideológica, incluindo o impulso partidário a tarefas que aproveitam as tecnologias da informação e as comunicações como ferramentas para o desenvolvimento do conhecimento, da economia e da atividade política e ideológica, como expressa o objetivo 52 da Primeira Conferência Nacional.

14. O partido conduz há vários anos o combate contra as manifestações de corrupção, o crime e as indisciplinas sociais.

15. Existem religiosos nas fileiras do partido. Qualquer crente, se desejar, pode pertencer ao partido.

16. No sistema eleitoral cubano, o povo é quem postula e elege. O partido dirige o processo e garante que se cumpram estritamente os princípios de acordo com a lei.

17. Um dos instrumentos de luta que tem o partido é a imprensa. Se avança no empenho de que informe de maneira oportuna, objetiva, sistemática e transparente a política do partido sobre o desenvolvimento da obra da Revolução, os problemas, dificuldades, insuficiências e adversidades que devemos enfrentar, e leve em conta as necessidades e interesses da população.

18. O partido prioriza o trabalho político e ideológico dirigido ao setor educacional e científico, com ações no âmbito universitário, os centros formadores do esporte, a cultura e a saúde; garantindo a atenção ao talento que neles se forma para servir o povo.

19. Através da implementação do objetivo 58 da Primeira Conferência Nacional, se consolida a política cultural da Revolução, definida pelo companheiro Fidel desde 1961 em suas Palavras aos Intelectuais, caracterizada pela democratização do acesso à cultura, à defesa da identidade e do patrimônio, com a participação ativa dos intelectuais, artistas e instituições culturais, em um clima de unidade e liberdade.

20. Sob a direção do partido, se executam ações para aperfeiçoar o ensino e divulgação da história de Cuba e da localidade, no interesse de fortalecer a unidade nacional e promover a compreensão sobre a origem e desenvolvimento da nação, a consolidação de um pensamento próprio e a tradição patriótica, cultural, solidária e internacionalista do povo cubano.



Nenhum comentário:

Postar um comentário