domingo, 18 de maio de 2014

TV Revolta, Serra e a direita financiada



A popularidade da direita é questionável, como sempre. A mídia e a elite abastada impõe sua pauta, e seu ódio, através do seu poder financeiro, seja ele em meios profissionais ou mesmo em páginas tidas como amadoras
Publicado em Cômicas Políticas
Não é de hoje que reservamos algum espaço nas nossas postagens para rebater mentiras e criticar a postura de algumas páginas de direita. Em especial sempre fizemos referência ao TV Revolta. Como muitos sabem, trata-se de uma página que dissemina o discurso da direita e fotos de gatinhos, frases de auto ajuda e toda aquela bobagem sem sal.
O uso desse conteúdo “neutro” rola sempre lado a lado à postagens mais raivosas contra a corrupção e a política de forma geral, mas claro, sempre voltado ao PT quase que exclusivamente. É a velha formula do senso comum que pega a garotada, e muita gente madura também, desprevenida e de tabela, agrada aos reacionários de longa data.
grafico1
Gráfico 1, evolução do público da página TV Revolta nos últimos 3 meses. Social Bakers.com
É de se esperar que uma página assim tenha forte adesão da massa, mas de algum tempo pra cá, precisamente um mês, ela deu um salto na sua taxa de crescimento. Analisando o intervalo de 18 de março até 18 de abril, observa-se um crescimento moderado, cerca de 100mil entradas. No intervalo entre 15 de abril à 13 de maio no entanto a página teve um crescimento de 1.5milhões de fãs, como pode ser visto no gráfico 1.
Para quem não acompanha popularidade de páginas, comparamos o TV Revolta com outra página coxinha de grande aderência no facebook. A página do Luciano Huck, com todo o aparato publicitário, sua fama de comedor de bananas e seu extenso tempo de tv aos sábados na maior emissora do país, atinge nada menos que 13milhões de fãs no facebook. Ele está atualmente crescendo em uma velocidade de 500 fãs por hora, segundo a ferramenta quintly.com, de onde reproduzimos o gráfico 2. Como então se explica a popularidade da página TV Revolta, que na mesma análise consegue atingir nada menos que 13mil entradas por hora, como se vê no gráfico 3.
lucianohucktempo%2520real[1]
Gráfico 2: Famoso global comedor de bananas e um recorte da sua taxa de crescimento em 15/05/14.
tvrevolta%2520tempo%2520real[2]
Gráfico 3: TV Revolta atinge picos de 13mil fãs por hora em 15/05/14, veja em tempo real
Nesse ritmo, eles podem agregar mais de 200 mil fãs por dia. Se considerarmos esse índice, em 5 dias eles terão outro milhão de fãs. Com isso em menos de 2 meses eles serão a maior página coxinha do facebook, à frente do Luciano Huck (!!!!).
“TV Revolta, hoje, é uma forte influência negativa na rede e devemos combatê-los de toda forma!! o/”
Na realidade não pensamos assim, vemos uma página é bem fraquinha na verdade. Qualquer um minimamente informado tem condições de contra-argumentar em um debate com quaisquer fãs do TV Revolta e suas bobagens. A grande questão disso tudo é: Como eles estão crescendo assim?
Simples adesão do público por conta do alto nível de conteúdo da página está descartado, restam duas possibilidades, uso de robôs no facebook ou, publicidade paga.
Não vamos especular sobre robôs pois esse é um assunto batido, todos nós sabemos que a página está cheia de fakes, basta você abrir um post e ver como são os compartilhamentos. Diversos usuários compartilhando o mesmo post com diferença de segundos. Esse tipo de ação interfere no número de pessoas que estão “falando” sobre a página. Seria, o quanto ela é relevante. Porque nada adianta ter uma página cheia de pessoas se ninguém fala sobre ela.
Para ter um grande número de curtidas, você precisa divulgar fortemente a página. É realmente difícil especular o quanto tem sido gasto de publicidade para fazer a TV Revolta crescer nessa velocidade, mais difícil ainda é saber de onde vem esse dinheiro. Porque publicidade tem custo e não é baixo. A quem seria interessante promover uma página boba mas com forte conteúdo anti-PT?
Ainda na página SocialBakers podemos ver que o TV Revolta, foi a segunda página que mais crescia no dia 15/05. O crescimento é comparável a página do Oscar dos Santos, jogador de futebol, que aparentemente tem investido muito para crescer nas redes sociais. A página da FIFA, a página do Neymar… e PASMEM!
top5dia[1]
Ranking das páginas que mais cresceram no último dia (15/05/14)
A página do Serra! Isso mesmo, José Serra andou anabolizando sua rede social por 2 dias, totalizando uns 150mil fãs nesse período. HAHAHA! Acompanhamos esse repentino crescimento por acaso. A página que pertence ao endereço fb.com/timeserra45 aparentemente estava offline, pois não conseguimos rastrear seu crescimento em tempo real, assim como não conseguíamos acessa-la. Mas ela voltou ao ar, com espantosos 180mil fãs. Duvida?
image4517
Não vamos tentar fazer escândalo sobre isso né? É óbvio que com a popularidade vampiresca do ex-governador, somente pagando pra que alguém dê ouvidos ao que ele diz. Mas não deixa de ser engraçado, o político que não é candidato a nada, repentinamente inflar sua página no facebook, página essa com nome de “timeserra45″, estaria o tucano se preparando pra alguma campanha política?
Além dessa suspeita, fica no ar também uma certa falta de credibilidade, pois toda a popularidade do Serra é comprada. Cara, que coisa mais… tosca. Ele que é um cara tão conectado não consegue reunir sua militância ao redor de si sem que seja pagando por publicidade? Convido nossos leitores, caso tenham um tempo de sobra, a olharem os gráficos de evolução das páginas de esquerda ou mesmo dos políticos da esquerda. Vejam se vocês encontram alguma anomalia como a desse gráfico?
Chega a ser uma vergonha, pois no fim, uma página seria o reflexo da popularidade do político. Vejam vocês que, do dia pra noite Serra agora desponta como um político bastante popular. Pra se ter ideia, a página da Dilma esta atualmente bem próximo de atingir 500mil fãs. Um longo trabalho de divulgação e dos militantes que à apoiam. Diferente do nosso, quem sabe, candidato José Serra.
Voltando a falar do TV Revolta, e dessa vez com dados atuais, aqui está o ranking 5 páginas que mais cresceram nos últimos 7 dias.
16rankingsemanal
Ranking das páginas brasileiras que mais cresceram nos últimos 7 dias (16/05/14) – http://naofo.de/89o
Para vocês terem uma ideia, dentre as páginas mundiais que mais cresceram no mundo no último dia, a que está em quinto lugar é a Facebook for every fone. Com apenas 550mil fãs em 1 único dia. Estamos falando da página do aplicativo de celular do próprio Facebook(!). Atualmente (agora mesmo) o TV Revolta está crescendo numa taxa de 250mil fãs por dia, metade da página citada antes, considerando as variações de horário estimamos que ela deva ter um crescimento diário de 170 à 200mil fãs.
16tvrtr
A torneira do dinheiro está aberta por aqui.
Se observarmos outras páginas, como as que aparecem no ranking, elas são patrocinadas pontualmente, tendo picos de entrada. Basta você ver os gráficos de curtida de qualquer das páginas com grande publicidade ou mesmo a página do Serra, hahaha.
Conclui-se então o óbvio, a popularidade da direita é questionável, como sempre. A mídia e a elite abastada impõe sua pauta, e seu ódio, através do seu poder financeiro, seja ele em meios profissionais ou mesmo em paginazinhas “amadoras”.
Por fim, a torneira de dinheiro está aberta no TV Revolta. Mas afinal, quem está financiando isso? Pois é um interesse visivelmente político. Pensava-se que os militantes pagos para atuar na internet eram da esquerda, não eram? Bem, fica pra quem quiser responder.
-
Em tempo, vamos em breve mostrar os fakes que compartilham conteúdo das páginas de direita e outras páginas “neutras” que tem sido financiadas.


2 comentários:

  1. essa página bloqueia qualquer um que comente algo contrário a seus posts.. pq será?

    ResponderExcluir